domingo, março 30, 2008

Reciclagem de Rolhas de Cortiça. COLABORA!


As rolhas de cortiça é um produto que beneficia as comunidades rurais e que garante a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça.



Os produtos alternativos, vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio, derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas, exercem alguma pressão relativamente à existência das rolhas de cortiça.



Temos que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. A cortiça é a própria casca da árvore, retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.



O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological e, o seu objectivo é não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro.



O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obter um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores e, sem aumentar as emissões de CO2!



As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas! Terão outras aplicações que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dizia-se há uns anos que Portugal era o maior produtor mundial de cortiça, será que ainda é?