sábado, março 01, 2008

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA...


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito engraçado, especialmente a criança do canto inferior direito.

E, infelizmente, é terrível ter de pensar que há demasiados indícios de que poderá ser demasiado tardio este lento acordar das consciências que vamos vendo (mas que vamos tendo).

Curiosamente, se alguém me tivesse dito há 20 anos que, destes três grandes problemas da nossa Terra, hoje o menos preocupante seria, apesar de tudo, o da SIDA, eu não teria acreditado.

Pouca gente parece ver que o descontrolado aquecimento global é cada vez mais consequência (in)directa da claramente descontrolada super-explosão demográfica e do desenvolvimento (muito pouco sustentável) que ela tem acarretado.

Em 1976, numa aula de Ciências Sociais quando era aluno do 7º ano, apercebi-me do modo como a população da Terra estava a aumentar de um modo a que os entendidos chamavam exponencial, pois a minha professora chamou a nossa atenção para o facto de a ONU estabelecer determinada data desse ano (não me lembro de qual) como o dia em que ia haver neste planeta 4.000.000.000 pessoas. Quatro mil milhões. Quatro biliões!

Pois hoje, apenas 3 décadas depois, esse número aumentou mais de 50 % e isso é muito, muito preocupante -- se bem que 'descontrolado' não seja ainda sinónimo de 'não controlável' -- pois mesmo que seja possível a resolução do problema da sobrepopulação, que não deverá poder concretizar-se em breve (visionários: precisam-se!), ou a do da subida da temperatura, nunca ficaria resolverida a consequência primeira deste: é irreversível a fusão galopante dos gelos assentes em terra firme e, por isso, a inundação de imensas zonas costeiras.

"A hard rain's a-gonna fall", dizia aquele poeta dos anos sessenta.

Mas há que ser menos pessimista do que esta professora, é na geração dos nossos alunos de hoje que deverão estar muitas das soluções necessárias!

Já agora, não percebo o que tem na mão esquerda o pai que está a falar.

"Lighten up, teach!", said he.